Evitar ser vítima de qualquer golpe pela internet é muito fácil. Basta desconfiar sempre.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Golpe "in Box" no Facebook

A tentativa de golpe
é tão evidente
que é difícil crer 
que alguém acredite nele,
mas não custa alertar. 


Uma mulher ou alguém fingindo ser uma mulher envia ao usuário do Facebook uma mensagem "in box" (particular) com uma foto que certamente não é a dela, embora queira fazer o usuário pensar que seja. Junto com a foto, vem uma mensagem mais ou menos assim:
"Meu nome é (fornece um nome completo que provavelmente é falso). Vi seu perfil e, após analisá-lo, cheguei à conclusão de que você é digno de ser meu. Caso você esteja interessado, envie-me uma mensagem por e-mail para que eu possa lhe enviar mais fotos minhas." E informa o e-mail "dela". 
O golpe está mais do que evidente. É bem provável que existam outros tipos de mensagens sendo enviadas a muitas pessoas neste momento, mas com o intuito de induzi-las a autorizar o envio de imagens (fotos ou vídeos). A evidência de que se trata de uma tentativa de golpe é esta: se a pessoa já lhe enviou uma foto pelo sistema "in box" da rede social, por que é necessário que você lhe envie um e-mail para ela lhe enviar outras fotos? É fácil adivinhar o que acontece se o usuário do Facebook fizer o que ela pede: ao enviar um e-mail para ela, você aciona um malware. Um malware é um software que se infiltra num sistema de computador ou aparelho móvel para roubar informações (confidenciais ou não) ou simplesmente causar danos. Portanto, fique alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua participação.